Responsabilidade Social

A advocacia no Estado Constitucional deve ser exercida com responsabilidade: o escritório jurídico deve reduzir as externalidades negativas da sua prática e atuar de modo a produzir também impactos positivos no meio em que se insere.

Por essa razão, a firma Yuri Dantas Barroso & Advogados desenvolve projetos de responsabilidade social com foco em um tripé formado por meio ambiente, educação e inclusão social, valores que orientam a advocacia de matiz constitucional que conduz a atuação da banca.

Na tocante à responsabilidade socioambiental, a arquitetura do escritório foi pensada à luz da ideia de máxima eficiência ecológica: todas as salas possuem iluminação natural durante o dia, e todas as lâmpadas instaladas são de LED (Light Emitting Diode), o que reduz em até 90% o gasto com iluminação nas instalações da firma.

O funcionamento interno também busca reduzir os impactos ambientais de várias formas: o sistema de cloud storage (armazenamento em nuvem) evita a utilização de papel; todos os documentos eventualmente produzidos para uso próprio são impressos em papel reciclado e, por fim, todos os resíduos despendidos pelo escritório são enviados para a reciclagem.

No fomento à educação, a firma se preocupa em patrocinar e estimular projetos universitários como as competições de Arbitragem e do Tribunal do Júri, não raro enviando recursos para a realização de eventos educacionais jurídicos e não jurídicos.

Por fim, no que toca à inclusão social, a firma Yuri Dantas Barroso & Advogados possui um programa de advocacia pro bono, voltado para o auxílio de pessoas hipossuficientes em questões de caráter eminentemente constitucional (saúde, educação, previdência social etc.), litigando ou resolvendo extrajudicialmente questões perante o Poder Público. Além disso, o escritório busca patrocinar projetos sociais no âmbito do Estado do Amazonas, tendo recentemente apoiado o Projeto Histórias Ocultas, que busca retirar o estigma que paira sobre os moradores de rua na cidade de Manaus.